O que fazer para funcionar internet 4G na área Rural

No ambiente rural, a realidade da comunicação pela internet costuma apresentar sinal limitado ou até mesmo inexistente em algumas localidades. Mas, mesmo assim, o setor de comunicação vem rapidamente evoluindo no campo, com o número de pessoas que usam celular na zona rural chegando à metade da população rural, segundo dados da pesquisa TIC Domicílios, divulgada em 2019, e a Internet 4G vem contribuindo significativamente com isso.

Com maior popularização, a internet 4G rural se comporta como uma grande aliada de produtores rurais e moradores que vivem nas áreas afastadas dos grandes centros e demais áreas urbanas. Mas, diante deste cenário, muitas perguntas surgem, sobretudo, em como obter internet 4G nas áreas rurais e o que fazer para que ela funcione com maior qualidade.

Diante disso, é importante que você confira algumas dicas para que a Internet 4G chegue até sua fazenda com uma maior qualidade.

Serviço de telefonia móvel no Brasil: Onde procurar informações?

Uma dúvida bastante recorrente entre produtores rurais é: Como saber se minha região tem internet 4G?

Para ter acesso à internet 4G rural, é preciso que na cidade e na região da fazenda, seja disponibilizada a recepção de sinal 4G. Hoje em dia, diversas operadoras de celular já fornecem internet 4G rural. Com o tempo, a expectativa é que o sinal chegue para todos os brasileiros.

Até lá, para conseguir melhor conectividade e internet 4G rural de qualidade, cabe ao produtor rural adotar algumas ações:

  • Procure os fornecedores de serviços para avaliar a disponibilidade de cobertura na região;
  • Verifique a presença de obstáculos que possam interferir na qualidade do sinal;
  • Roteadores devem estar em ponto onde é possível ter melhor conexão;
  • Existem equipamentos que amplificam o sinal de internet no campo, dependendo da situação, tais como amplificadores de sinal ou antenas próprias (que demandam maior investimento). Você pode precisar desse tipo de equipamento.

Uma alternativa interessante para os pequenos produtores é se associarem ou buscarem por cooperativas que ajudem a viabilizar (financeiramente) a instalação da infraestrutura e contratação do serviço de internet 4G para a região.

Para ajudar produtores, o portal da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) fornece painéis que permitem a consulta de diversas informações sobre sinal, provedores de internet e demais dados de internet fixa, fibra óptica e internet móvel rural.

Navegando pelas abas do portal, o produtor consegue, além das informações acima apresentadas, acompanhar o ranking de acessos, o panorama da telecomunicação no Brasil e até mesmo o histórico das redes de comunicação em cada região!

Internet 4G
Imagem – Portal de informação da ANATEL, com detalhes dos acessos brasileiros. Fonte: ANATEL, 2021.

Veja um exemplo, para o mês de junho de 2021, os dados da ANATEL mostram que a tecnologia de telefonia móvel mais usada no estado de Santa Catarina é a 4G, com 84,4%. No Mato Grosso do Sul esse volume chega a 81,8%. 

E, caso você ainda tenha dúvidas sobre a diferença entre as internet 2G, 3G e 4G, confira este conteúdo aqui e tenha informações mais detalhadas.

Qual a melhor internet para quem mora na zona rural?

Dizer qual é a melhor internet para quem mora no meio rural não é uma tarefa fácil. Isso porque a disponibilidade de internet 4G nestes ambientes varia muito de região para região e, até mesmo, entre localidades no mesmo município, principalmente, por causa do relevo.

Além de consultar o site da ANATEL para acompanhar as informações de telecomunicação no Brasil, cabe ao produtor entrar em contato com qualquer empresa de telecomunicações com atuação na cidade ou próxima a ela para obter mais informações.

Vale lembrar que a internet via cabo, como a fibra óptica, é a mais difundida, com presença, principalmente, nos grandes centros. Para as áreas rurais, por outro lado, ter acesso a esse tipo de tecnologia é muito improvável. Para as características rurais, há outras tecnologias que podem beneficiar quem vive no meio rural e que vão além da fibra óptica.

O importante, neste caso, é você se informar para entender melhor o cenário da internet móvel na sua região, principalmente se você ainda não possui nenhuma pista de como obter acesso à internet móvel na sua propriedade.

Alguns outros lugares, como associações de produtores ou até mesmo cooperativas, podem também fornecer mais detalhes, ajudando cada produtor a obter a melhor internet para a sua área rural.

Agora, caso você faça parte desta pequena parcela da população rural que conta com kits de internet, como aqueles de internet via satélite, talvez valha a pena procurar entender melhor porque a internet 4G é tão vantajosa.

Por isso, te convidamos a conferir o artigo intitulado: “Internet 4G: 700 Mhz x 450 Mhz: Conheça as Vantagens e desvantagens de cada um“. Nele passamos todos os detalhes que você precisa saber sobre internet 4G, incluindo as frequências regulamentadas para funcionamento da Internet 4G no Brasil.

Como funciona a antena rural para internet?

A importância da internet, principalmente da internet 4G em áreas rurais, já foi bastante discutida em outros artigos por aqui no blog. Diante disso, merece destaque o fato de a internet 4G ser uma tecnologia de internet móvel, com seu funcionamento se dando por meio de antenas.

Dessa forma, é imprescindível que haja na sua região alguma antena de qualquer empresa que ofereça um serviço de telecomunicações. Esta antena é responsável por dar a cobertura de sinal na região, levando internet aos locais em torno.

 

Antena de comunicação de celular. Fonte: Agência Brasil, 2016.

Além disso, para ter acesso à internet 4G, é preciso contratar um plano de internet junto da empresa de telecom, além de adquirir um modem de alguma operadora, responsável por captar o sinal de internet na propriedade.

Vale ressaltar que diversas operadoras de celular já fornecem internet 4G rural, sendo questão de tempo para que um sinal limpo e de maior qualidade chegue para todos os brasileiros residentes em áreas rurais.

Alguns sistemas atuam também como repetidores e amplificadores de sinal, instalados localmente, aumentando o alcance e melhorando a qualidade do sinal de internet.

Como funciona a internet na zona rural?

Em áreas rurais, apesar de ainda haver zonas de indisponibilidade de sinal (a proporção de tempo que os brasileiros em áreas urbanas têm sinal de 4G disponível é 1,8 vezes maior em relação àqueles que estão no interior) a internet móvel funciona da mesma forma que em outras áreas, como centros urbanos. 

Ou seja, havendo cobertura de sinal 4G, principalmente na frequência de 700 MHz, qualquer pessoa pode ter acesso fácil à internet 4G e se beneficiar de suas soluções. Para fazendas, contar com sinal 4G é uma vantagem ainda maior, pois possibilita colocar em prática a agricultura digital, cada vez mais presente em fazendas e lavouras brasileiras.

Neste novo patamar da agricultura, temos a vantagem de poder contar com a comunicação 4G para melhorar as atividades no campo. Isto porque a comunicação de máquinas, sensores e equipamentos é acessível na palma da mão com o uso da internet e sistemas de comunicação.

Diversos grupos do agronegócio já implementaram soluções em suas fazendas para aumentar a abrangência de sinal de internet em suas propriedades de forma que eles possam contar com o monitoramento da propriedade num âmbito mais generalista.

Sendo assim, com o avanço da tecnologia, a internet móvel está rapidamente se difundindo no campo e diversas empresas estão trabalhando para acelerar este processo. Este é o caso da ConectarAGRO, formada por grandes empresas do agronegócio e da área de tecnologia, que está ajudando a promover a revolução digital e fomentar conectividade aos produtores de todo país.

O principal objetivo da ConectarAGRO é promover soluções de conectividade para estimular a expansão do acesso à internet nas mais diversas regiões agrícolas brasileiras.

Conclusão

Ter uma data certa de quando haverá comunicação 4G em todo território rural brasileiro é uma missão difícil, mas por meio da movimentação dos setores públicos e privados, a tendência é que esse processo aconteça o mais rápido possível.

Nós da ConectarAGRO acreditamos que a conexão de internet no campo é fundamental para o progresso do agro brasileiro. Por isso, fomentamos a inovação tecnológica que leve conectividade para as áreas rurais.

Entendemos também que algumas barreiras para fazer funcionar a internet 4G na área rural ainda precisam ser superadas, mas diversas soluções e estratégias já existem ou estão sendo adotadas para melhorar esse cenário.

São as ações conjuntas e os esforços da iniciativa pública e privada que vão fornecer conectividade de qualidade para os moradores do campo.

Você já possui internet 4G na sua propriedade? Quais os benefícios que você já conquistou através deste tipo de solução tecnológica?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *