Nutrição de plantas: como a agricultura digital auxilia no preparo do solo?

Imagem destaque - Nutrição de plantas

A nutrição de plantas é um dos principais aspectos que garantem o sucesso da agricultura. É por meio dela que os vegetais obtêm os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento e para produzir alimentos saudáveis e nutritivos.

De acordo pesquisadores sobre o tema, a reposição nutricional é um grande alicerce da cadeia de valor agrícola, já que garante a fertilidade do solo e a produtividade de novos cultivos. Por sua vez, a consolidação e análise de dados otimiza essa etapa tão importante para os produtores rurais.

Por isso, vamos explorar o que é a nutrição de plantas e como a agricultura digital auxilia em tala processo. Confira abaixo!

O que é a nutrição de plantas?

A nutrição de plantas é o processo pelo qual as plantas obtêm os nutrientes necessários para se manterem vivas e se desenvolverem com plena saúde. 

dois tipos principais de nutrientes, a depender dos seus papéis. Os macronutrientes devem ser disponibilizados em abundância, e englobam nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio e enxofre. 

Já os micronutrientes são exigidos em menor quantidade, e incluem ferro, manganês, zinco, cobre, boro, molibdênio e cloro.

Por sua vez, tais substâncias podem ser encontradas no próprio solo onde elas estão inseridas, sendo absorvidas pelas raízes. A fotossíntese — processo em que a planta usa a energia do sol para converter dióxido de carbono e água em açúcares e oxigênio — também é um meio importante de subsistência do vegetal. 

Imagem o que é a nutrição de plantas?
Créditos: Green Planet Nutrients

Contudo, nem sempre essa etapa acontece da forma ideal. Isso porque as plantas podem sofrer de deficiências ou excessos nutricionais por conta do solo, comprometendo a boa produtividade da safra.

Por isso, a atenção e intervenção de produtores rurais é de grande relevância, já que a qualidade dos alimentos depende diretamente da saúde das plantas. 

Tecnologias eficientes de manejo permitem que as plantas recebam a quantidade necessária de nutrientes no tempo e momento mais adequado. Entre eles, podemos mencionar o uso de fertilizantes, a gestão de irrigação e mesmo a rotação de culturas.

Vale destacar que, além das técnicas, é importante que o agricultor obtenha uma análise sobre a composição do solo, bem como a exigência nutricional da cultura plantada e dos fertilizantes a serem aplicados. O histórico da área e a disponibilidade hídrica também são indicadores fundamentais para a nutrição de plantas. 

Qual a relação entre nutrição de plantas e agricultura digital? 

A agricultura digital tem um papel fundamental na nutrição de plantas, pois ela fornece e analisa dados em tempo real para entendermos as reais condições da safra. Ademais, ela identifica deficiências nutricionais e recomenda medidas para corrigi-las.

Com o suporte de informações precisas, os produtores conseguem ajustar a quantidade e o tipo exato de nutrientes a serem utilizados. Por exemplo, se os sensores detectarem que as plantas estão com deficiência de nitrogênio, o agricultor pode aplicar fertilizante nitrogenado imediatamente para corrigir o problema.

Imagem tablet no campo - Nutrição de plantas
Créditos: Data Loop AI

As tecnologias habilitadas pela conectividade também permitem aos produtores aplicar nutrientes de forma mais rápida, reduzindo o tempo de trabalho, diminuindo o desperdício de nutrientes e aumentando a produtividade. 

Esse é um enorme ganho quando pensamos em regiões onde os recursos hídricos e insumos são limitados, uma vez que a nutrição de precisão ajuda a maximizar o uso de tais recursos.

Principais aplicações da agricultura digital na nutrição de plantas 

É fato que a agricultura digital vem transformando a produção agrícola e todas as etapas envolvidas em sua cadeia de valor. Isso inclui a nutrição de plantas, conforme apontamos acima. 

Pensando nisso, separamos as principais ferramentas tecnológicas aplicadas nessa fase.. Veja abaixo.

  • Sensores para a coleta de dados

Sensores instalados no campo realizam a coleta de informações precisas sobre a umidade do solo, a temperatura, o pH e outros parâmetros importantes para a nutrição das plantas. 

Essas informações são essenciais para determinar a disponibilidade de nutrientes no solo e ajustar as aplicações de fertilizantes conforme as necessidades das plantas. 

  • Drones na aplicação de nutrientes

Os drones agrícolas podem ser programados para aplicar nutrientes de forma precisa e eficiente. Os sistemas de pulverização eletrostática permitem que os fertilizantes sejam dispersados diretamente nas áreas que mais precisam, maximizando a absorção pelas plantas e reduzindo o desperdício de recursos.

Outro aspecto positivo é a sustentabilidade. Isso porque os drones reduzem impactos ambientais sobre o solo, diminuindo assim o dano às plantas e a compactação do solo causada por equipamentos mais pesados.

  • Mapeamento de áreas específicas

A agricultura digital compreende a criação de mapas de nutrientes específicos para cada área do campo, o que possibilita operações específicas de nutrição. 

Satélites podem ser usados para rastrear áreas do campo e identificar o estado de cada talhão. As imagens consolidadas fornecem informações valiosas sobre a saúde das plantas, além de recomendações de tratamento

  • Aplicativos móveis para pesquisas

Utilizados na palma da mão, os aplicativos móveis são ferramentas de acesso fácil a informações sobre nutrição de plantas, incluindo artigos, vídeos e demais ferramentas educacionais. 

Dessa forma, produtores aprendem sobre o assunto e tomam decisões altamente informadas na etapa de preparo e semeadura. Essas interfaces também recomendam  as melhores marcas de fertilizantes segundo as características da cultura plantada. 

E você, de que forma vem utilizando as ferramentas digitais na nutrição de plantas? Comente abaixo! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *