Nova edição da Hora da Conectividade apresenta discussão sobre o Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust)

Logo ConectarAgro

Aconteceu, no dia 29 de novembro, mais uma edição da Hora da Conectividade, ciclo de palestras organizado pela ConectarAGRO sobre temas pertinentes à conectividade no campo. Realizado de forma remota e direcionado às associadas, o evento teve como assunto de discussão o Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust).

A apresentação foi resultado de encontros prévios com a diretora do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e membro suplente do Conselho Gestor do Fust, Sibelle de Andrade Silva, com a intenção de identificar e compreender quais as propostas do orgão do Governo Federal no que se refere à aplicação de tecnologias nas áreas rurais.

Já o coordenador geral de Agricultura Digital e Conectividade Rural do Mapa, Alaercio Londe da Silva, foi o convidado responsável pela atualização sobre as atividades desenvolvidas pelo Conselho Gestor do Fundo, equipe dedicada a definir a aplicação de tais recursos.

Durante sua exposição, o porta-voz destacou que o Fust tem a finalidade de levar os serviços de telefonia e internet a regiões isoladas e com infraestruturas inadequadas ou inexistentes. Em seguida, os membros da Associação analisaram as possibilidades de apresentação de projetos em conjunto com o Mapa, visando promover a habilitação da conectividade por meio do 4G em 700MHz.

De acordo com os integrantes da ConectarAGRO, tais políticas públicas aceleram a revolução digital em áreas rurais para aplicação de tecnologias que assegurem o ciclo virtuoso de crescimento constante da produtividade e sustentabilidade do agronegócio brasileiro.

“O evento foi muito pertinente para prover aos associados mais clareza sobre a atuação e as perspectivas do Mapa no Conselho Gestor do Fust. O estabelecimento de canais de diálogo com o Ministério da Agricultura e com os demais integrantes do colegiado é fundamental para que a ConectarAGRO possa contribuir com o objetivo comum de estimular a expansão, o uso e a melhoria da conectividade, sobretudo nas áreas rurais produtivas”, afirma o líder do Comitê Institucional da ConectarAGRO, Felipe Carvalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *