NB-IoT: saiba por que investir nesta tecnologia em sua propriedade!

NB-IoT-destaque

Créditos: Freepik

Assim como nas indústrias dos grandes centros urbanos, a tecnologia é um elemento fundamental para garantir o desenvolvimento do campo brasileiro. Entre as ferramentas utilizadas para maximizar a produção agrícola em quantidade e qualidade, o NB-IoT leva o prêmio de destaque!

Crescendo ano a ano nas fazendas e sítios à fora, a chamada Banda Estreita para Internet das Coisas serve para expandir a conectividade em áreas rurais e remotas, solucionando os desafios diários dos produtores e atendendo a demanda por maior produção mundial de alimentos.

Mas considerando a sua realidade, pequeno e médio produtor, por que você deveria investir em NB-IoT para sua propriedade?

Continue a leitura e descubra as razões pelas quais essa tecnologia pode mudar como sua propriedade é gerenciada!

O que é a cobertura NB-IoT e de que modo ela pode ser utilizada na agricultura? 

Imagine a seguinte cena: você está em sua propriedade, no coração da zona rural brasileira, cercado pelo verde de suas plantações. No entanto, há um desafio que muitos agricultores enfrentam: a distância e a falta de conectividade confiável. Aqui é onde entra o NB-IoT, ou Narrowband Internet of Things (em português, chamada Banda Estreita para Internet das Coisas).

O NB-IoT é uma tecnologia de comunicação de baixa potência que permite a conexão de dispositivos remotos à internet. Em termos simples, ele é como o sistema nervoso da sua fazenda, permitindo que você monitore e controle uma variedade de aspectos da sua produção agrícola de forma remota e eficiente.

Devido a essa particularidade, o NB-IoT é comumente aplicado em ambientes onde a conectividade convencional (como 3G/4G e Wi-Fi) pode apresentar limitações de desempenho. Assim, pode ter uma média de distâncias entre 2,5 e 3 vezes maior que as redes comuns mencionadas.

NB-IoT-conectividade
Créditos: PCHVector | Freepik

Com baixo consumo energético e custos reduzidos, a rede é indicada principalmente para sensores e dispositivos embarcados nos maquinários, já que não demandam alto volume de transmissão de dados.

Já pensou como máquinas se comunicam com computadores e programas para gerar informações seguras sobre cada etapa de uma safra? Então, a NB-IoT é a principal responsável para isso acontecer!

Quais as aplicações do NB-IoT no meio rural?

Até agora, apresentamos para você uma definição do que é a rede NB-IoT e como ela pode ser aplicada à agricultura. Mas, na prática, como ela pode ajudar em sua rotina na fazenda ou sítio?
Fato é que a Internet das Coisas funciona e os resultados reais podem ser vistos em diversas atividades agrícolas. Alguns exemplos são:

  • Monitoramento de condições ambientais: imagine poder monitorar a umidade do solo, a temperatura e a umidade do ar em tempo real, sem precisar estar fisicamente presente na sua propriedade. Com o NB-IoT, isso é possível! Sensores instalados em diferentes pontos da sua plantação podem enviar dados para a nuvem, permitindo que você monitore as condições ambientais e tome decisões precisas sobre irrigação e manejo de culturas.
  • Rastreamento de ativos e equipamentos: gerenciar uma grande propriedade agrícola envolve o uso de uma variedade de equipamentos e ativos, desde tratores até sistemas de irrigação. O NB-IoT permite rastrear a localização e o status desses ativos em tempo real, garantindo que eles estejam sempre onde você precisa, quando você precisa.
  • Gestão de rebanhos e pastagens: para os criadores de gado, o NB-IoT oferece a capacidade de monitorar o comportamento e a saúde do rebanho de forma remota. Sensores colocados em coleiras ou brincos podem fornecer dados sobre a localização dos animais, seus padrões de alimentação e atividade, permitindo uma gestão mais eficiente das pastagens e do rebanho como um todo.

Por que você deve investir em NB-IoT em sua propriedade rural? 

Apesar dos desafios enfrentados para consolidar a plena conectividade no campo, a adoção do NB-IoT vem aumentando a cada safra. Segundo o relatório IoT Snapshot 2022, desenvolvido pela Logicalis, 42% das empresas no Brasil planejam investir em projetos de IoT nos próximos 18 meses. Desse grupo, o setor com mais planos concretos de investimento é o agronegócio!

Com as tecnologias tornando-se uma realidade na agropecuária, não faltam argumentos para você começar a investir na rede NB-IoT para sua propriedade. Afinal, a digitalização promove melhor manejo da lavoura, um planejamento de atividade mais ágil e até mesmo uma comunicação mais efetiva entre fazenda e sede.

NB-IoT-conectividade-trator-rural
Créditos: KamranAydinov | Freepik

As informações coletadas e analisadas e tempo real indicam também a melhor janela para iniciar uma plantação, bem como realizar a pulverização e irrigação conforme o necessário. 

De modo geral, os processos agrícolas — sempre baseados em fatos e dados agronômicos — passam a ser administrados assertivamente, reduzindo o uso de insumos, gerindo os recursos naturais e expandindo a produção de forma sustentável.

Em resumo, a agricultura digital e o NB-IoT são verdadeiros aliados do agricultor ao longo de sua safra! E para democratizar este acesso aos produtores de todos os portes, a ConectarAGRO busca fomentar a conectividade rural por meio do 4G em 700MHz, expandido pela Internet das Coisas.

E você, produtor, já sabia dos benefícios do NB-IoT? Deixe seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *