4 passos para melhorar a plantabilidade com agricultura digital

plantabilidade-destaque

Créditos: Freepik

Se você está de olho no calendário agrícola, provavelmente está em contagem regressiva para o início do plantio de diferentes culturas, não é mesmo? Nesse sentido, um importante elemento que qualquer agricultor ou agricultora deve se atentar é a plantabilidade, conceito fundamental para as boas práticas de produção agrícola!

A razão é bastante direta: ela garante que as sementes sejam plantadas no local correto, com a profundidade adequada e espaçamentos ideais. Com isso, garante-se uma boa emergência das plantas e uma alta produtividade!

Neste artigo, vamos explorar o que é a plantabilidade, quais são seus principais fatores e de que forma a agricultura digital pode auxiliar neste processo. Afinal, os dados funcionam como uma bússola para tomadas de decisões assertivas no campo.

Vem com a gente!

Qual o papel da plantabilidade na lavoura?

Segundo o último relatório de Oferta e Demanda do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a expectativa é que o estado plante mais de 12,12 milhões de hectares em soja na safra de 2023/2024. Já os especialistas esperam que sejam colhidos um volume de 43,782 milhões de toneladas do grão.

O sucesso da agricultura brasileira expressada nos números acima tem forte relação com um conceito de grande importância para a produtividade agrícola: a plantabilidade.

Em sua essência, a plantabilidade é um processo que envolve a distribuição adequada das sementes no solo, garantindo que elas germinem e cresçam de forma uniforme. Quando se alcança uma alta taxa, os resultados são visíveis em termos de redução de perdas. Por outro lado, se as sementes forem plantadas muito distantes umas das outras, haverá um desperdício de espaço e recursos.

Neste vídeo, o professor de Mecanização Agrícola da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Paulo Arbex, fala um pouco sobre os aspectos da plantabilidade:

Vale ressaltar que importantes pesquisas científicas têm mostrado como a plantabilidade impacta positivamente a produtividade de uma propriedade rural.

Um exemplo é um estudo realizado com feijão segunda safra, que avaliou a produtividade em função de diferentes coeficientes de variação da plantabilidade. Os resultados mostraram que a produtividade aumentou à medida que a plantabilidade se tornou mais uniforme.

Quais os principais fatores da plantabilidade?

Na prática, a plantabilidade não está só relacionada à qualidade do plantio, mas também à escolha da semente. Uma seleção adequada, levando em consideração o tipo de solo e as condições climáticas locais, é fundamental para o sucesso do plantio.

Além disso, o solo deve estar preparado com a quantidade correta de umidade e nutrientes. Esse estágio assegura o desenvolvimento saudável das plantas. Outro ponto fundamental é a regulagem do maquinário. Ao calibrá-lo da forma correta, você garante o espaçamento adequado entre as sementes e a profundidade correta de plantio.

plantabilidade
Créditos: Sathguru | Reprodução

A utilização de tecnologias de monitoramento — como GPS e sensores — também são ferramentas aliadas dos produtores rurais. Com os dados consolidados em tempo real pelos dispositivos, é possível identificar problemas de plantio em tempo real e realizar ajustes de rota.

Como a agricultura digital melhora a plantabilidade de uma lavoura?

Como já discutimos no nosso Blog ConectarAGRO, a agricultura digital é uma revolução em movimento no campo.

Com a coleta e armazenamento de indicadores agronômicos, o agricultor traça um histórico da plantabilidade das safras passadas e estabelece estratégias para possíveis aperfeiçoamentos em todos os processos da cadeia produtiva.

Para implementar esses processos em sua lavoura, alguns passos devem ser seguidos. Tenha em mente que estes não são os únicos, mas alguns dos principais que poderão impulsionar a performance de sua produção. Confira abaixo!

  • Certifique-se que há conectividade em sua propriedade

A conectividade é essencial para ter acesso ao que há de melhor e mais inovador para a agricultura digital. Afinal, toda tecnologia acoplada a maquinários e dispositivos só pode ser integralmente aproveitada a partir da cobertura de conectividade no campo.

A partir de ampla pesquisa, a ConectarAGRO acredita o 4G em 700MHz seja o padrão mais aderente às necessidades dos produtores rurais, pois é uma frequência capaz de cobrir grandes áreas, o que é fundamental para garantir a conectividade em áreas rurais. Por isso, o objetivo da Associação é fomentar a chegada da internet em áreas rurais e remotas do Brasil.

  • Adote ferramentas de análise de dados na sua produção agrícola

Softwares de análise de dados permitem a coleta e análise de informações sobre a lavoura, como o espaçamento entre as sementes, a profundidade de plantio e a umidade do solo. Tais dados são fundamentais para garantir uma boa plantabilidade.

Alternativas incluem os aplicativos para smartphone, quem podem ser baixados gratuitamente nos diferentes sistemas operacionais. Os apps incluem uma lista gigante de funções como apresentação de Informações metereológicas, listagem de insumos biológicos seguros e até mesmo consultas a melhor época para semeadura de diferentes culturas.

  • Utilize drones para mapeamento da lavoura

Equipados com câmeras e sensores, os drones monitoram a saúde das plantas, identificam áreas de estresse hídrico, detectam falhas e avaliam a distribuição das sementes. Com essas informações em mãos, o agricultor pode tomar decisões mais precisas e eficientes para garantir uma boa plantabilidade e aumentar a produtividade na lavoura.

Em outras etapas, os drones podem ser utilizados na aplicação localizada de defensivos agrícolas e mesmo também na irrigação inteligente de acordo com as necessidades de cada talhão.

  • Invista na automação de maquinários

 A automação no plantio envolve a uniformidade no desenvolvimento da lavoura, a distribuição efetiva de adubo, a plantabilidade e a distância adequada entre as sementes. Além disso, a automação permite uma gestão mais eficiente da lavoura, com a possibilidade de monitorar o clima, o solo e a umidade em tempo real.

 Você agora já sabe como a agricultura digital pode auxiliar na plantabilidade de sua lavoura. Que tal entender qual o real impacto da conectividade na produtividade de um negócio rural? Confira mais sobre o Simulador de Benefícios da ConectarAGRO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *