4 dicas de como aproveitar as tecnologias no campo — confira

tecnologias-no-campo-destaque

Créditos: Vecstock — Freepik

Das grandes cidades às porteiras de fazendas e sítios, as ferramentas digitais começam a ter um papel preponderante no cotidiano de agricultoras e agricultores. Com as tecnologias no campo, tudo o que antes era anotado com caneta e papel, agora passa a ser coletado pelos sistemas das máquinas e sistematizados em planilhas e painéis intuitivos.

Chegada a era da agricultura 4.0, o processo produtivo é otimizado com tomadas de decisões baseadas em fatos e dados, contribuindo para a sustentabilidade econômica, sustentável e social de toda a cadeia envolvida.

Pensando nisso, trazemos este artigo para te apresentar o papel das tecnologias no campo dentro da rota produtiva, destacando algumas dicas de como elas podem ser aproveitadas para impulsionar a produtividade e eficiência nas suas atividades agrícolas. Ótima leitura!

Tecnologias no campo semeiam o agronegócio do futuro

Parece longe, mas 2050 está logo ali, ano em que, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a população mundial atingirá 9,7 bilhões de pessoas. Frente a esse número, a agricultura é desafiada a garantir a segurança alimentar de uma população crescente. Não por acaso, expandir a conectividade no campo é uma das agendas do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa)

Da mesma forma, o setor produtivo agrícola se movimenta e segue em direção a uma notável transformação. A conectividade do 4G em 700MHz, especialmente em áreas rurais e remotas, é um fator crucial para levar o potencial das tecnologias digitais ao campo.

Alinhado às necessidades dos produtores rurais, o padrão simples e interoperável permite que os agricultores tenham acesso a dados e informações em tempo real, tornando a gestão das operações mais inteligente e eficiente.

Na prática, estamos falando de tecnologias no campo como maquinários, que avaliam a produtividade por talhão e sinalizam as eventuais manutenções necessárias para seu desempenho ideal.

Destacam-se os sensores que atuam na gestão inteligente de irrigação, utilizando racionalmente os recursos hídricos. Vale ressaltar também os diferentes modelos de drones, capazes de detectar as áreas específicas e quantidade necessária de defensivos agrícolas.

tecnologias-no-campo
Créditos: Luke Thornton – Unsplash

De acordo com especialistas do Laboratório de Agricultura de Precisão (USP-ESALQ).  a agricultura de precisão promove melhores condições de plantio e de comercialização, potencializando a produção com menos recursos.

Ligadas às dimensões de sustentabilidade social e ambiental, as tecnologias no campo habilitadas pela conectividade facilitam o acesso da população de áreas rurais a serviços públicos, bem como a alta capacitação técnica,

O uso consciente dos recursos também é promovido pelas ferramentas digitais, atrelado também às análises de carbono liberado ao longo dos processos.

Com vistas a quantificar os impactos da agricultura digital no campo, a ConectarAGRO disponibiliza gratuitamente o Simulador de Benefícios, aplicação em que você pode avaliar o potencial de ganhos em diferentes etapas do processo produtivo, a partir da melhoria da conectividade.

Como aproveitar as tecnologias em sua propriedade rural? Confira as dicas da ConectarAGRO!

Diante da experiência de mercado de suas associadas e das pesquisas científicas desenvolvidas no Brasil, a ConectarAGRO aposta no potencial dessas tecnologias e se empenha em promover a conectividade no campo, tornando tais soluções acessíveis a todos os agricultores.

Portanto, sugerimos algumas práticas para você colher benefícios significativos, melhorando a produtividade, reduzindo custos e promovendo a sustentabilidade em suas operações:

  • Implementação de monitoramento remoto

 O monitoramento remoto é uma ferramenta poderosa para acompanhar as condições das lavouras e rebanhos, mesmo a distância. Sensores e dispositivos conectados permitem a coleta contínua de dados sobre clima, umidade do solo, níveis de nutrientes, entre outros.

Com essas informações em mãos, os agricultores podem tomar decisões mais informadas e precisas, otimizando o uso de recursos e antecipando possíveis problemas.

  • Uso de plataformas de gerenciamento agrícola:

 As plataformas de gerenciamento agrícola são soluções completas que integram dados de diferentes fontes, como máquinas agrícolas, sensores e estações meteorológicas.

Essas plataformas oferecem análises detalhadas e em tempo real, permitindo o acompanhamento completo das operações agrícolas. Além disso, muitas delas contam com recursos de planejamento e projeção, auxiliando na tomada de decisões estratégicas.

  • Automatização de processos

A automatização de processos é um dos principais benefícios trazidos pelas tecnologias no campo. Máquinas autônomas e sistemas inteligentes são capazes de realizar tarefas de forma mais rápida e precisa do que a mão de obra humana. Isso não apenas aumenta a produtividade, mas também reduz erros e custos operacionais.

Desde o plantio até a colheita, a automatização oferece ganhos significativos em eficiência e qualidade.

  • Uso de aprendizado de máquina e inteligência artificial

 A aplicação do aprendizado de máquina e inteligência artificial no campo abre novas perspectivas para a agricultura. Essas tecnologias podem analisar grandes volumes de dados e identificar padrões complexos, fornecendo insights valiosos para otimização de processos e tomada de decisões.

Além disso, a IA permite o desenvolvimento de sistemas de previsão, auxiliando os agricultores a lidar com desafios climáticos e de mercado.

O que achou das nossas sugestões? Já utiliza alguma dessas ferramenta? Compartilhe conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *